As mais lindas praias brasileiras, você não pode perder esta lista

postado em: Brasil | 4
9 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 7 Pin It Share 1 LinkedIn 1 Filament.io 9 Flares ×

O Brasil é conhecido, como quase todo mundo sabe, como um país continental. Tem esta denominação por sua extensão territorial de mais de 8.500.000 km² .  Além disso tem também a maior costa com 9.200 Km. Desta forma, o que não faltam são praias no Brasil. E nesta lista vou colocar para você as mais lindas praias brasileiras, segundo a minha interpretação.

Claro que não conheço todas as praias brasileiras, mas já estive em algumas. Ainda faltam as mais maravilhosas como as de Fernando de Noronha, Fortaleza, e por aí vai, mas vou fazer uma seleção daquelas que conheci.

Vou dividir a lista por estados, e dentro de cada estado vou colocar em ordem de beleza, das mais bonitas até as menos bonitas. Espero conseguir fazer esta classificação, pois todas são maravilhosas. E os estados vou colocar por ordem alfabética.

Vamos à lista das mais lindas praias brasileiras, segundo o blog De Cá Pra Lá.

 

Praia de Pernambuco - Guarujá - Praias Brasileiras
Praia de Pernambuco – Guarujá – Praias Brasileiras

 

Praias Brasileiras – Rio de Janeiro

Ainda não estive na cidade do Rio de Janeiro para conhecer as praias da cidade maravilhosa, mas vi praias lindíssimas em outras cidades do estado. Conheci 6 cidades do Rio de Janeiro, abaixo a lista das cidades e as praias que mais gostei, divididas entre “as mais e menos lindas”.

As mais lindas
  • Praia da Ilha do Farol – Cabo Frio: esta praia é maravilhosa, eu a conheci durante um passeio de barco em Arraial do Cabo, mas ela faz parte da cidade de Cabo Frio. Suas areias são branquinhas e águas cristalinas. É um espetáculo, você precisa fazer este passeio de barco. Aqui você encontra tudo sobre Cabo Frio.
  • Prainhas – Arraial do Cabo: são duas praias pequenas juntas, por isso o nome. Nas extremidades da praia há formações rochosas que completam o visual junto com o mar azul. O acesso a ela se faz tanto por passeio de barco, quanto por terra, por dentro do condomínio Atalaia.
  • Praia do dentista – Angra dos Reis: fiz um passeio de catamarã que me levou até esta praia, ela é espetacular. A cor da água é de tirar o fôlego. É uma praia “particular” e de acesso restrito. Veja aqui como foi minha estada em Angra.
  • Praia Brava – Arraial do Cabo: esta praia é de difícil acesso e tem quase zero extensão de areia. É mais utilizada por surfistas, e também fica dentro do condomínio Atalaia. É muito bonita. Nest post dicas incríveis para seu roteiro por Arraial do Cabo.
Praia Ilha do Farol - Cabo Frio'
Praia do Farol – Cabo Frio

 

As menos lindas
  • Praia Preta – Ilha Grande: não consegui conhecer muita coisa em Ilha Grande, uma pena, pois pela amostra que tive com a Praia Preta imagino as belezas incríveis que ela guarda. Pra conhecer todas as praias da ilha é necessário um passeio de lancha, mas chegue cedo, caso contrário não conseguirá fazer o passeio. Aqui dou dicas sobre como fazer o passeio em Ilha Grande.
  • Praias Azeda e Azedinha – Búzios: uma graça estas praias, elas ficam na continuação da orla Bardot. São separadas somente por uma formação de pedras, são bem movimentadas. Veja aqui o roteiro por Búzios.
  • Praia do Peró – Cabo Frio: uma praia normal, com uma grande extensão de areia. O que tem de mais lindo nela é a vista do morro que fica do lado direito. Não deixe de fazer a trilha do morro, a vista vale o esforço, e a trilha é tranquila, 10 minutos de caminhada.
  • Paraty Mirim – Paraty: esta praia de Paraty é a mais bonita da cidade. Fica um pouco mais afastada de Paraty. O acesso é feito por uma estradinha de terra, localizada no caminho de volta para São Paulo, na estrada Rio – Santos. Nela há o encontro das águas de um riacho com o mar, e por uma parte mais rasa da água é possível acessar o outro lado da praia. Esta parte é ainda mais bonita, com águas cristalinas. Veja dicas sobre Praraty aqui.

Praia de Paraty Mirim - Paraty-RJ
Praia de Paraty Mirim – Paraty-RJ

Praias Brasileiras – Rio Grande do Norte

Faz um bom tempo que estive em Natal, foi em 2010. Que lugar espetacular. Suas praias são inigualáveis. Vamos a algumas que conheci, vou dividi-las também entre “as mais e as menos lindas”, pois não há praias feias neste lugar.

As mais lindas

  • Praia da Pipa – fia a 80 km ao sul Natal, na cidade de Timbau do Sul. Fomos de carro até lá, uma viagem de pouco mais de 1 hora, por uma estrada bem tranquila. A Praia é maravilhosa.
  • Praia do Madeiro – Por lá é possível fazer passeio de lancha para ver os golfinhos. É um lugar espetacular, ver os golfinhos tão perto é emocionante e a vista das falésias é maravilhosa.
  • Praia de Maracajaú – fica a 60 km ao norte Natal, a praia em si é normal, sempre com aquele mar de cor maravilhosa e areias branquíssimas. A parte mais linda desta praia, é o passeio de barco até os corais para fazer mergulho.
  • Praia do Amor – esta praia fica em Timbau do Sul. O maior atrativo são as falésias e a vista das praias que se tem lá de cima. Esta praia é conhecida por este nome, pois na maré baixa a água desenha um coração na areia.
Praia do Amor - Natal-RN
Praia do Amor – Natal-RN
As menos lindas
  • Barra do Punaú – fica na cidade de Rio do Fogo a 60 km de Natal. O mar se encontra com o Rio Punaú e forma uma lagoa. Atravessando a lagoa chega as dunas que separam a lagoa do mar de águas azuis.
  • Praia de Ginipabú e lagoa de Jacumã  –  lá são feitos os passeios de bugs pelas dunas. De um dos lados está a lagoa de Jacumã, onde é possível descer em uma tirolesa e cair dentro d’água. Antigamente era feito o esquibunda, escorregando na areia com uma prancha e caindo dentro da lagoa. Hoje isso é proibido devido ao assoreamento da lagoa, mas é possível fazer o esquibunda em uma piscina.
  • Praia de Ponta Negra – localizada dentro da cidade de Natal, praia com várias opções de lojas e restaurantes. No canto direito fica o Morro do Careca, onde também era  feito o esquibunda, que também foi proibido devido o assoreamento do mar. A noite a orla da praia é bastante movimentada.

 

Praia da Barra do Punaú - Rio do Fogo-RN
Praia da Barra do Punaú – Rio do Fogo-RN

 

Praias Brasileiras – Santa Catarina

Estive em Florianópolis, Santa Catarina, há alguns anos, na verdade fiquei em uma cidadezinha ao lado de Florianópolis chamada Governador Celso Ramos. Como fiquei poucos dias, não tive o prazer de conhecer muitas praias deste lugar maravilhoso. Mas vamos a praia que conheci.

  • Praia da Joaquina, Florianópolis – esta praia é maravilhosa, com areia branca e fina, o vento levanta uma poeira fina de areia, que corre rente ao chão. Suas águas são lindas e muito fortes, muito procurada por surfistas. Para chegar até a praia você precisa subir e descer as dunas que rodeiam a praia. Na lateral da praia há uma formação rochosa onde nascem umas flores brancas lindas. É espetacular.

 

Praia da Joaquina - Florianópolis-SC
Praia da Joaquina – Florianópolis-SC

 

Praias Brasileiras – São Paulo

São Paulo tem um litoral bem grande, um dos maiores do Brasil, com 622 km de extensão, só é menor que o litoral do Rio Grande do Sul, com 623 km. Desta forma há inúmeras praias para conhecer e aproveitar um feriado, um final de semana ou mesmo suas férias.

Não conheço muitas praias de São Paulo, apesar de morar na capital há 13 anos. Mas vamos a algumas das mais bonitas que conheci.

 

Praia de Iporanga - Guarujá-SP
Praia de Iporanga – Guarujá-SP

 

Praias do Litoral Norte de São Paulo
  • Praia do Tenório, Ubatuba  – esta praia está localizada dentro de um condomínio. Suas águas têm ondas fortes, por isso é bastante procurada por sufistas. Apesar de não ser uma praia de águas calmas o visual dela é maravilhoso.
  • Praia do Surfista, Guarujá – fica no condomínio de Iporanga, a 27 km do Guarujá. Com estacionamento no local. Esta praia é maravilhosa, com ondas muito fortes, não indico para quem vai com crianças. Mas o visual é lindo, leve seus lanches e bebidas, não há estrutura de quiosques por lá. Neste link o roteiro completo do Guarujá.
  • Praia de Iporanga, Guarujá – fica no condomínio de mesmo nome. Águas super tranquilas, e rasas e areia bem extensa. Do lado esquerdo há uma pequena cachoeira e um gramado, com plantas e pedras com um visual maravilhoso. Também não há estrutura de quiosque.
  • Praia do Jabaquara, Ilha Bela – é uma das mais bonitas de Ilha Bela, por estar um pouco afastada da cidade é bem tranquila. No alto da estrada há um ponto para parada onde se tem uma vista espetacular da praia. Fica 22 km ao norte da balsa, o acesso final é feito por uma estrada de terra. É uma praia pequena, com um visual maravilhoso. Leve repelente, pois há muitos borrachudos por lá, aliás, pela Ilha toda.
  • Praia do Pernambuco, Guarujá – fui até esta praia de bike. Fica a 12 km do Guarujá. É uma praia com uma grande extensão e um visual lindo. Com quiosques que além de vender petiscos e bebidas fornecem cadeiras e guarda-sol, em troca do seu consumo.
  • Barra do Sahy,  São Sebastião – fiquei hospedada em uma casa dentro de um condomínio que dava acesso a esta praia. Atravessamos uma pontezinha e lá estávamos, naquela praia maravilhosa de águas calmas. Uma praia excelente para crianças.
  • Praia de Itaguaré, Bertioga – uma praia com ondas fortes, bastante procurada por surfistas. Localizada a 20 km de Bertioga, logo após o portal da Riviera de São Lourenço. Divide seu espaço com um riacho o que dá um charme a mais ao lugar. Não há estrutura de quiosques.


Booking.com

Dicas para aproveitar a praia de forma consciente e segura

Não esqueça do protetor solar, bonés e guarda-sol;

Leve repelente sempre;

Tome muita água durante a exposição ao sol;

Lembre de levar uma sacolinha para colocar seu lixinho e no final do passeio, jogue-o em uma das lixeiras que sempre estão espalhadas nas saídas das praias.

Fique atento as placas de perigo dentro da água.

Espero que goste desta lista de praias brasileiras e que seja útil para você programar suas próximas férias. Estas são apenas uma amostra das belezas que encontramos nesse país maravilhoso. Quer mais dicas, tem alguma pergunta, ou dica? Já esteve em alguma destas praias? Tem alguma dica a acrescentar? Deixe seu comentário aqui embaixo, vou adorar responder. Até o próximo post.

 

9 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 7 Pin It Share 1 LinkedIn 1 Filament.io 9 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Editora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

4 Respostas

  1. Viviane Carneiro

    Quantas praias maravilhosas! Eu sou louca por praia e conheço algumas praias dessa lista. Já quero conhecer todas!

  2. São tantas praias lindas que fica até difícil escolher qual visitar, já conheço algumas do Rio e de São Paulo, agora quero conhecer as do Sul do Brasil e do Nordeste!

Deixe uma resposta