Cidades de Minas Gerais que tal conhecer Gonçalves na Serra da Mantiqueira?

postado em: Brasil | 22
102 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 99 LinkedIn 2 Filament.io 102 Flares ×

Cidades de Minas Gerais

Minas é um estado com grande riqueza natural. As cidades de Minas Gerais, são encantadoras, com aquele ar de cidades do interior, com um povo acolhedor. Sempre pronto a ajudar. Com certeza você será muito bem recebido.

Existem muitas cidades turísticas em Minas Gerais. Aqui no blog já falei de algumas delas. Por exemplo, Poços de Calda, Monte Verde (que não é exatamente uma Cidade de Minas Gerais, mas um distrito de Camanducaia), Monte Sião e muitas outras que ainda não tive o prazer de conhecer.

Gonçalves - Cidades de Minas Gerais
Gonçalves – Cidades de Minas Gerais

Gonçalves – Cidades de Minas Gerais

De todas as outras cidades maravilhosas de Minas Gerais, no início de 2017 tive o prazer de conhecer Gonçalves. Uma cidade super simples e pequena. Com uma população de pouco mais de 4.000 habitantes, está localizada na Serra da Mantiqueira.

Devido sua localização é muito procurada para turismo de aventura. Repleta de cachoeiras, montanhas e uma natureza maravilhosa.

Gonçalves fica a 211 km de São Paulo, e está ao lado de São Bento do Sapucaí, a 20 km de distância.

Cachoeira na Trilha das Bromélias - Gonçalves - Cidades de Minas Gerais
Cachoeira na Trilha das Bromélias – Gonçalves

Serra da Mantiqueira

Na região da Serra da Mantiqueira há muitas cidades para turismo de aventura. Todas com belezas naturais exuberantes. Entre elas São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão em São Paulo.

A região possui altitudes de 2798 metros, o que proporciona vistas maravilhosas.

Vista da Pedra Ana Chata
Vista da Pedra Ana Chata

O que fazer em Gonçalves

A área urbana de Gonçalves é bastante reduzida. As principais atividades da cidade são voltadas ao turismo de aventura, como escaladas, trilhas para cachoeiras, decidas em rios por boia cross e muitas outras.

Eu estive apenas um dia em Gonçalves, então não tive tempo suficiente para aproveitar todas atividades oferecidas.

Quando cheguei a Gonçalves fui direto fazer o passeio chamado Trilha das Bromélias. É um passeio feito dentro de uma propriedade privada, passando por meio a mata, onde se conhece uma grande variedade de plantas, aves e insetos. Também há várias quedas d’água muito bonitas e um poço formado por elas, onde é possível dar um mergulho.

Cachoeira da Trilha das Bromélias - Gonçalves - Cidades de Minas Gerais
Cachoeira da Trilha das Bromélias – Gonçalves

O Centro de Gonçalves

O centro da cidade é uma graça com varias casas antigas e coloridas. No alto está a igreja matriz com uma praça. É neste ponto que se concentram a maior parte das lojas.

A igreja matriz Nossa Senhora das Dores, é uma igreja bem imponente e um ponto de encontro dos moradores.

Ao lado da igreja está uma das lojas que visitei chamada A Senhora  das Especiarias. É uma loja deliciosa, com várias tipos de molhos, antepastos e geleias de sabores inusitados. Todos feitos artesanalmente. Vale a visita.

Loja de Artesanato - Gonçalves - Cidades de Minas Gerais
Loja de Artesanato – Gonçalves

Do outro lado da rua, bem na esquina, fica o Bar do Marcelo. Quando fiz as pesquisas sobre Gonçalves ele foi muito recomendado. Lá você também encontra várias delicias, vinhos, chocolates, azeites. É maravilhoso.

Na rua em frente a Igreja e nas ruas que a cruzam há muitas lojas de artesanato. A região tem muita fama por seu artesanato. Há um ateliê que queria muito conhecer, nele existe um café e muita obra de arte, é o Café Ateliê Raquel Rodrigues. Os artesanatos são feitos em madeira e barro, além de bordados. Infelizmente não consegui ir até lá, fica para a próxima visita. O ateliê fica na Estrada São Sebastião Venâncios, no bairro dos Venâncios.

Logo na entrada da cidade há uma casa de queijos, vinhos, doces e licores. É A Pioneira, lá você poderá degustar os mais variados tipos de queijos e doces. Se quiser ainda poderá tomar uma cerveja e comer algum queijo que escolher, no balcão do bar. Esta loja fica na Avenida Francisco Tertuliano Ribeiro Neto, ao lado da rodoviária da cidade. Vale a visita pelas delícias que irá encontrar e também pelo atendimento.

Igreja Matriz de Gonçalves - Cidades de Minas Gerais
Igreja Matriz de Gonçalves – Cidades de Minas Gerais

Onde comer em Gonçalves

Como fiquei somente um dia em Gonçalves não conheci muitos restaurantes. Almocei no Paulo das Trutas. Os pratos de lá são a base de truta, obviamente…rs e são muito saborosos com um preço justo. O restaurante fica na Rua Cap. Antonio Carlos, 71.

Aliás no final da rua deste restaurante fica uma sorveteria muito diferente a AMAMA. O proprietário, Jay é um árabe extremamente gentil e educado. Casado com uma brasileira a Carina, veio para o Brasil e montou este quiosque de sorvetes feitos com frutas orgânicas. O sorvete é delicioso, mas não espere nada como o sorvete tradicional que conhecemos, é muito saboroso e não é super doce. A sorveteria fica na Rua Antonio Caetano da Rosa, 227.

Esta passagem por Gonçalves me deixou com gostinho de quero mais. Quero voltar e fazer outros passeios na cidade.

Com estas dicas sobre mais uma das cidades mineiras que temos para conhecer, espero te inspirar para mais viagens. Esta cidade é simples, mas é maravilhosa e tem várias encantos para se conhecer. Quando eu voltar para lá conto aqui sobre os outros passeios. E se você já esteve por lá também, conte aqui sua experiência, vou adorar saber. Deixe também suas dúvidas aqui, terei prazer em ajudar. Até o próximo Post.



Booking.com

102 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 99 LinkedIn 2 Filament.io 102 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Editora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

22 Respostas

  1. Que maravilha, eu tinha pensado em ir para Gonçalves nessa minha última viagem para o Brasil, mas acabei não indo. Olha a decepção. 🙂

    • Olá Edson, pena mesmo, o lugar é lindo.
      Mas torço para você conseguir visitar em sua próxima vinda ao Brasil.
      Abraço,
      Alessandra.

  2. Que lugar gostoso! Me lembrou muito Brotas! Inclusive a praça hahaha Adorei o post e as dicas!

    parabens

  3. Essa semana ouvi falar de Gonçalves e adorei as fotos. Agora mais uma vez me deparo com o seu post com boas dicas. Já coloquei na minha listinha de desejos.

  4. Keul Fortes

    Que legal esse lugar. Achei bem charmosa e simples! Mas adoraria conhecer e fotografar. Obrigada pelas dicas.

  5. Conhecemos Minas ano passado e volte apaixonada. Fizemos um roteiro tradicional pelas cidades Históricas, mas amei ver que há muitas outras opções turísticas por lá.

    • Olá Fran, sim Minas Gerais tem muito lugares legais para conhecer.
      Se tiver oportunidade de conhecer Gonçalves, você vai amar também.
      Abraço,
      Alessandra.

  6. EU sou apaixonada pelo clima de Minas, mas ainda conheço tão pouco do estado 🙁 Por exemplo, ainda não tinha ouvido relatos de Gonçalves, mas esse é exatamente o tipo de destino que mais encanta. Esse charme do interior, com lindas paisagens e muita cachoeira é exatamente o que mais me apaixonou!

  7. Realmente, Minas tem uma das paisagens mais lindas do Brasil.
    Conheço pouquíssimo, mas o que conheço adoro!
    E uma das partes mais legais de uma viagem pelo estado, com certeza é a hospitalidade do povo (e a comida, claro rs)

  8. Como é gostoso viajar pelo interior do nosso país, não é? Estou pensando em viajar por Minas Gerais ainda este ano, vou salvar este post para futura consulta. 😘

  9. Que legal, não conheço Gonçalves, mas é provável que em algum dia eu a inclua em um roteiro que envolva São Bento do Sapucaí. Parabéns pelo relato, adoro áreas verdes onde podemos relaxar ou fazer uma boa trilha!

  10. Que legal, não conheço Gonçalves, mas é provável que em algum dia eu a inclua em um roteiro que envolva São Bento do Sapucaí. Parabéns pelo relato, adoro áreas verdes onde podemos relaxar ou fazer uma boa trilha!

  11. Ah, que delicinha de cidade. Parece muito gostosa. Nunca fui, mas valeu pela dica de lugar diferente, ao menos para mim. Parabéns pelo post!

    • Olá Michele, que bom que gostou do post. Obrigada.
      O lugar realmente é diferente, principalmente pela natureza exuberante e pela simplicidade.
      Abraço,
      Alessandra.

Deixe uma resposta