Passeio ciclístico na cidade de São Paulo, dicas de pontos turísticos

postado em: Brasil | 0
2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 LinkedIn 1 Filament.io 2 Flares ×

Há alguns meses aderi ao passeio ciclístico. Todos os domingos saio com minha bike e percorro cerca de 30 km junto com meu namorado. E durante este percurso aproveito para conhecer alguns pontos turísticos da cidade de São Paulo.

 

Parque Villa Lobos - Passeio Ciclístico
Parque Villa Lobos – Passeio Ciclístico

 

Passeio ciclístico pela cidade de São Paulo

Normalmente inicio meu passeio pela ciclovia da Berrini, e de lá sigo até chegar a Faria Lima. Aos domingos e feriados há alguns monitores que dão apoio aos ciclistas, e outos que te ajudam caso tenha problemas com a bicicleta.

Neste post conto um pouco como foi o início das minhas pedaladas por São Paulo, e como você pode alugar bicicletas na cidade.

Como já faz algum tempo que ando de bike, tenho descoberto outras ciclovias. Que não são aquelas bonitinhas, no centro das avenidas, mas que cumprem bem o papel para o seu passeio ciclístico pela cidade.

 

Monumento das Musas - Passeio Ciclístico
Monumento das Musas – Faria Lima

 

Onde há ciclovias pela cidade?

Claro que não conheci todas as ciclovias de São Paulo, mas na região sul e oeste, já conheci algumas.

Seguindo pela Berrini, a ciclovia faz uma bifurcação onde você pode tanto seguir pela ciclovia da Rua Funchal, quanto entrar na Rua Gomes de Carvalho onde também tem uma ciclovia, que encontrará a Faria Lima e Helio Pellegrino.

Abaixo a imagem do mapa e aqui o link de todas as ciclovias que você encontra em São Paulo, que hoje estão presentes em 498 km das ruas da cidade.

 

Mapa Ciclovias de São Paulo - Imagem tirada do Site CET
Mapa Ciclovias de São Paulo – Imagem tirada do Site CET

 

Pontos Turísticos de São Paulo, para conhecer no seu passeio de bicicleta

  1. Parque do Povo: como é conhecido o Parque Mário Pimenta Camargo, fica na continuação da Rua funchal, e é possível ser acessado pela ciclovia. Dentro do parque há várias áreas para andar de bike, patins, correr, caminhar e praticar vários esportes.
  2. Parque Ibirapuera: um dos parques mais famosos da Cidade de São Paulo. É possível acessá-lo seguindo pela ciclovia existente na Helio Pellegrino e depois seguindo pela República do Líbano. Por lá há várias opções de esportes, lazer e cultura.
  3. Museu da Casa Brasileira: localizado na Rua Faria é um museu diferente. Por lá normalmente há atividades culturais, exposições itinerantes e uma exposição permanente de móveis e fotos da casa e da região onde hoje está o museu. Construída na década de 40 a casa está localizada na Avenida Faria Lima 2705, também acessível pela ciclovia.
  4. Largo da Batata e Igreja Nossa Sra. de Monte Serrat: continuando pela ciclovia da Faria Lima, em frente ao metro, está o Largo da Batata. Aos domingos há apresentações de bandas e músicos alternativos. Ao fundo do largo está a Igreja Nossa Sra. de Monte Serrat.
  5. Instituto Tomie Ohtake: outro centro de exposições localizado na Faria Lima. Está localizado logo após o Largo da Batata. Neste link falo um pouco mais sobre as atrações encontradas na região da Faria Lima.
  6. Parque Villa Lobos: já mais distante, continuando pela ciclovia da Faria Lima, que passa pela Praça Pan Americana. Logo depois da praça está o parque, por lá há vias atividades, como aulas de dança, pista para passeio de bike e corrida, lugares para pique nique entre muitas outras atividades.

 

Museu da Casa Brasileira - Passeio Ciclístico
Museu da Casa Brasileira – Passeio Ciclístico

 

Como conseguir a bicicleta para seu passeio

Neste post falo sobre os apps que existem para você alugar uma bicicleta para seus passeios e sobre as estações do Bike Sampa. Existem algumas estações para você retirar uma bike próximo aos pontos que citei acima.

Bem em frente ao Parque do Povo há uma estação do Bike Sampa. Outro ponto onde pode retirar uma bike é em frente a Estação do Metro Faria Lima.

Um pouco depois do Instituto Tomie Ohtake há outro ponto. No parque Villa Lobos há o aluguel de bicicletas por R$ 10,00 a hora.

Próximo a Avenida Eng. Luiz Carlos Berrini, também há várias estações. Na Rua James Watt e na Rua Guilherme Barbosa de Melo, entre outros pontos.

Neste link o mapa completo das estações do Bike Sampa.

 

Parque do Povo - Passeio Ciclístico
Parque do Povo – Passeio Ciclístico

 

Outra ciclovia para seu passeio ciclístico

Meu ponto de partida normalmente é a Berrini e Faria Lima. E da Faria Lima é possível acessar outras ciclovias.

Na rua dos Pinheiros, por exemplo, há outra ciclovia, que dará acesso a Rua Henrique Schaumann. Seguindo a esquerda pela Henrique Schaumann, logo após a Igreja do Calvário um ponto turístico encontrado neste trecho da ciclovia, virando a direita na Avenida Paulo VI haverá outra ciclovia nos canteiros desta avenida.

Por ela você chegará próximo ao Memorial a América Latina, mas não há ciclovia até lá. Eu sempre vou pela rua mesmo, tomando muito cuidado nos cruzamentos, e indo geralmente pela faixa de ônibus, ou pela calçada empurrando a bike em trechos com muitos pedestres.

No Memorial da América Latina sempre acontecem feiras gastronômicas e até 30 de setembro está acontecendo a exposição Castelo Rá Tim Bum. Neste link você encontra informações sobre a exposição e compra de ingressos, que está bem concorrida.

 

Castelo Rá Tim Bum - Exposição Memorial da América Latina
Castelo Rá Tim Bum – Exposição Memorial da América Latina

 

Dicas importantes para seu passeio ciclístico
  1. Sempre utilize capacete durante seu passeio ciclístico, mesmo com uma bicicleta alugada;
  2. Prenda muito bem o capacete, ajustando bem a tira a seu rosto, pois numa possível queda ele pode sair de sua cabeça e você pode se machucar, já aconteceu comigo, sorte não ter me machucado;
  3. Caso ande em trechos onde não há ciclovia, procure ir pela direita das ruas, e tomando muito cuidado com os carros, aos domingos as ruas são mais tranquilas;
  4. Use protetor solar, no corpo e no rosto;
  5. Leve garrafinhas com água.

Gosto muito de fazer passeio ciclístico aos domingos. Uno o prazer de pedalar, com o turismo para conhecer novos lugares na cidade de São Paulo. E ainda faço exercício físico que ajuda em meu bem estar. Você já anda de bike por sua cidade? Já andou de bike por São Paulo? Tem alguma dúvida? Escreva para mim aqui embaixo, será um prazer saber sua opinião e ajudar em suas dúvidas. Até o próximo post.



Booking.com

2 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 LinkedIn 1 Filament.io 2 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Editora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

Deixe uma resposta