Bologna, uma cidade da época Medieval

postado em: Itália | 1
42 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 42 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 42 Flares ×

Na viagem que fizemos, como conto neste post Pelas estradas da Europa, uma viagem inesquecível, um dos lugares por onde passamos foi Bologna. Uma cidade bastante antiga, constituída como colônia romana em 510 a.c. tornando-se independente a partir do século XII. Possui cerca de 390.000 habitantes e possui a Universidade mais antiga do mundo e em atividade até hoje.

 

Bologna - Itália
Bologna – Itália

 

Quando comecei a montar meu roteiro de viagem foi bem difícil encontrar informações sobre Bologna, havia até quem dissesse que não valia a pena a visita, então reservei somente um dia para visitá-la. Chegamos a cidade no dia 31 de dezembro, então passamos a virada do ano lá, jantamos no restaurante La Montanara (Via Augusto Righi 15/A), que fica há duas quadras da Praça Maior. É necessário fazer reservas pois o restaurante tem poucas mesas, mas vale a pena, a comida é ótima e o preço também. Na praça Maior ocorre a queima do boneco representando o ano que termina, chegue cedo caso queira ver a encenação de perto, fica uma multidão na praça para assistir.

 

Il Capodano (Ano Novo) - Bologna
Il Capodano (Ano Novo) – Bologna

 

No dia primeiro, fomos conhecer a cidade, como estávamos de carro pedimos na recepção do hotel uma indicação de algum endereço onde poderíamos estacionar. Na Itália, em quase todas as cidades, há restrições para trafegar e estacionar carros de fora da cidade. Paramos em um ponto próximo a Praça Maior e começamos nossa caminhada.

 

Bologna
Bologna

 

Torres Medievais
Torres Medievais

 

Não tenha preocupações com endereços, apenas tenha em mente seus objetivos, o que quer conhecer, e aproveite a caminhada por entre as várias belezas do lugar.

 

Igreja Santo Bartolomeo e Caetano
Igreja Santo Bartolomeo e Caetano

 

Caminhando pela frente da Igreja de Santo Bartolomeo e Caetano e as torres Torres Medievais, chegamos ao Palácio Mercantil, uma construção de 1384.

 

Palácio Mercantil
Palácio Mercantil

 

Na Praça Maior estão vários pontos turísticos de Bologna, como a Basílica de São Petroneo, Palácio Dei Notai, Palácio D’Accursio, Palácio dei Podestá e Palácio dei Bianchi, foi também onde houve a festa de incio do ano, o que me impressionou, foi que apenas algumas horas após receber toda aquela multidão para a virada do ano, estava tudo limpíssimo, sem vestígios da festa.

Basílica de São Petroneo - Bologna
Basílica de São Petroneo – Bologna

 

Palácio D’Accursio
Palácio D’Accursio

Saímos da Praça Maior e nos enveredamos por ruazinhas atrás da Praça, sempre há coisas interessantes para se ver mesmo em uma caminhada despretensiosa. Vimos os famosos pórticos de Bologna, que têm impressionantes 45 km de arcadas muitas delas estão no centro da cidade e o de maior extensão com quase 4 km de comprimento vai dos limites da cidade até o Santuário de San Luca.

 

Pórticos (Arcadas) - Bologna
Pórticos (Arcadas) – Bologna

 

As ruas de Bologna têm muitas praças e prédios bonitos para ver, vale a pena o cansaço do final do dia.

Pelas ruas de Bologna
Pelas ruas de Bologna

 

Pelas ruas de Bologna
Pelas ruas de Bologna

Fomos então conhecer o Santuário de San Luca que fica no topo da colina de Guardia, infelizmente seus pórticos estão muito deteriorados, mas o Santuário é lindo e a vista la de cima deslumbrante.

 

Pórticos - Santuário de San Luca
Pórticos – Santuário de San Luca

 

Santuário de San Luca - Bologna
Santuário de San Luca – Bologna

 

Vista do Santuário de San Luca - Bologna
Vista do Santuário de San Luca – Bologna

 

Santuário de San Luca - Bologna
Santuário de San Luca – Bologna

 

Saímos do Santuário e voltamos ao hotel, mas antes paramos para comer uma fatia de pizza, gigante, em uma lanchonete próxima a rodoviária de Bologna. As pizzas são realmente gigantes, e as fatias equivalem a pelo menos 3 pedaços da pizza que estamos acostumados aqui no Brasil. Não vou me lembrar o nome da lanchonete, mas ela fica no pórtico do shopping bem em frente a rodoviária, nesta região nas ruas paralelas atrás do shopping está a Porta Galliera uma construção de 1661.

Porta Galliera - Bologna
Porta Galliera – Bologna

 

Bologna
Bologna

 

Também é possível conhecer Bologna por meio dos ônibus de tour, os bilhetes para 2 dias com direito a ida até o Santuário de San Luca custa € 20,00, e podem ser comprados no ônibus ou na recepção de alguns hotéis. Para mais informações sobre horários e dias de funcionamento acesse este site City RedBus.

Caso precisem de ajuda com seus roteiros, deixem seu comentário no formulário abaixo.

 

 

 

[contact-form-7 id=”1510″ title=”Contact form 1″]
42 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 42 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 42 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *