Farol Santander, um entre tantos lugares para visitar em São Paulo

postado em: Brasil | 0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

Aqui no blog tenho vários textos sobre passeios de bicicleta pela cidade de São Paulo.  No texto de hoje vou mostrar a você como foi conhecer o Farol Santander, no centro, também num passeio de bike.

Um dos textos sobre passeios de bicicleta por São Paulo é este, onde falo sobre um passeio de bike pelo Centro de São Paulo. Também tem dicas para você andar de bicicleta em São Paulo com segurança, e muitos outros textos sobre passeios de bike e outras formas de turismo em São Paulo.

 

Farol Santander - Edifício Altino Arante
Farol Santander – Edifício Altino Arante

 

História sobre o Farol Santander

O Farol Santander como é conhecido hoje, inicialmente foi a sede do Banco do Estado de São Paulo, Banespa. Sua construção foi iniciada em 1939 e levou 8 anos para ser concluída. Um dos motivos para a demora em sua construção foi a segunda Guerra Mundial, já que os materiais utilizados eram trazidos da Europa.

Após o término de sua construção, o Edifício Altino Arantes nome dado a partir de 1976, com seus 161 metros e 35 andares, foi considerado o mais alto do País e da América Latina até 1960.

O Farol Santander  é tido com um dos símbolos da cidade de São Paulo, podendo ser visto de várias regiões da cidade, como as marginais, a Avenida do Estado, Minhocão, Avenida Ricardo Jafet, bairro da Liberdade entre outros.

A construção do Edifício Altino Arantes foi luxuosa, já no hall de entrada é possível ter uma amostra disso. Com um pé direito altíssimo, com suas paredes todas revestidas de mármore e um lustre gigante em cristal. Sem contar os móveis em madeira maciça, só esta visão já é um espetáculo.

 

Lustre do Hall de Entrada - Farol Santander
Lustre do Hall de Entrada – Farol Santander

 

Como chegar ao Farol Santander de bike

O caminho escolhido dependerá de qual região você escolher para hospedar-se.

Inclusive aqui você poderá ver as melhores opções de hospedagem em São Paulo para que você tenha conforto e o melhor preço durante sua visita a cidade.

Caso se hospede na região da Paulista, ficará mais fácil e o caminho não será tão longo, já que esta região está próxima ao centro de São Paulo.

Por ali há várias ciclovias, e também ciclofaixas que estão ativas aos domingos e feriados.  E as ciclovias ligam a Paulista ao centro. Sem contar que há um ponto de locação de bike do Itaú ao lado do Itaú Cultural. Uma dica chegue cedo para retirar a bike, apesar de ter muitas bicicletas no local a concorrência é grande.

 

Vista do Farol Santander
Vista do Farol Santander

 

Para chegar de bike basta seguir a ciclovia sentido Vergueiro, pegar a ciclovia que passa em frente a Catedral Ortodoxa, localizada na junção da Paulista com a Rua Vergueiro, e seguir em frente pela ciclovia.

Por esta ciclovia você passará pelo Bairro da Liberdade, ao lado da Catedral da Sé, então entre na Rua Direita, que é um calçadão ao lado esquerdo da Catedral. Entre novamente a direita na Rua Alvares Penteado, novamente a direita na Rua do Comércio e a esquerda na Rua Quinze de Novembro, a continuação desta, será a Rua João Brícola, onde está localizado o Farol Santander, no número 24.

Caso não queira ir de bike é totalmente possível chegar lá de metrô, descendo na linha Azul na estação São Bento que é a mais próxima ao Farol.

Mas se preferir fazer o passeio de carro, e precisar fazer uma locação, utilize este link para fazer sua pesquisa. Você terá a melhor cotação, de várias locadoras diferentes. Fará economia e ainda ajudará o Blog De Cá Pra Lá a continuar dando dicas para sua viagem.

 

Farol Santander - Vista do Edifício Martinelli
Farol Santander – Vista do Edifício Martinelli

 

Como visitar e o que ver no Farol Santander

As visitas são permitidas de Terça a Sábado das 9h00 às 20h00, domingos  das 9h00 às 19h00. A entrada no Farol é feita com horário marcado. Para quem pretende fazer a visita aos finais de semanas, é aconselhável comprar os ingressos antecipadamente. Neste link você pode comprar os ingressos online.

Os ingressos estão disponíveis para entradas a cada trinta minutos. A entrada custa R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia. Neste link você encontra as regras de quem tem direito a meia entrada.

 

Sala de Reuniões - Farol Santander
Sala de Reuniões – Farol Santander

 

Durante a visita você poderá visitar vários cenários dentro do Farol Santander. A primeira parte da visita passa pelo 2º andar, onde haverá uma apresentação sobre a história do Edifício Altino Arantes.

A partir do 3º andar até o 5º, foram preservadas salas com móveis que foram utilizados quando ainda funcionava o Banco do Estado de São Paulo. Uma experiência muito interessante para quem gosta de história.

Do 19º andar ao 23º há exposições temporárias, com exceção do 21º andar. Neste andar funciona uma pista de skate, que foi idealizada pelo famoso skatista Bob Burnquist.

 

Café do Farol Santander
Café do Farol Santander

 

Finalizando o passeio ao Farol Santander

Por último, no 26º andar está o Café do Farol onde é servido café e drinks, além do brunch. É no café está o acesso ao Mirante. Este proporciona uma vista incrível da Cidade de São Paulo, por vários ângulos.

Recomendo muito a visita ao Edifício Altino Arantes. Por suas exposições para quem gosta de arte. Pelo museu que preserva a história que foi escrita no prédio. Ou apenas pela vista maravilhosa que terá no Mirante.

Informações Históricas: Farol Santander

Gostou desta dica sobre o Farol Santander? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades sobre outros pontos turísticos. Já visitou o Farol? Tem alguma dúvida sobre este passeio? Deixe seu comentário aqui embaixo, terei prazer em responder. Até o próximo post.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *