Ivoti, o que fazer nesta cidade do Rio Grande do Sul

postado em: Brasil | 0
20 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 19 LinkedIn 1 Google+ 0 Filament.io 20 Flares ×

Ivoti é uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, com cerca de 20.000 habitantes e está localizada a 55 km de Porto Alegre. Quando fiz minhas pesquisas sobre o que conhecer no Rio Grande do Sul, descobri este pequeno lugar no blog Felipe o Pequeno Viajante.

 

Ivoti - Núcleo de Casas Enxaimel
Ivoti – Núcleo de Casas Enxaimel

 

Mas qual o motivo de eu ter passado por esta cidade.  A cidade é simples, e foi uma passada rápida, fiquei por lá no máximo uma hora. Tão rápido assim porque tinha um objetivo definido.

Ivoti é conhecida por preservar o Núcleo de Casas em estilo Enxaimel, localizado no “Buraco do Diabo”. Inclusive foi assim que a moradora chamou o lugar, quando me explicou como chegar até lá.

 

Ivoti - Casa Estilo Enxaimel
Ivoti – Casa Estilo Enxaimel

 

Construção em estilo Enxaimel

Mas o que é uma casa em estilo Enxaimel? É uma construção típica alemã, feita com travessões de madeira que eram apenas encaixados uns aos outros. Neste tipo de construção não eram utilizados pregos, as paredes eram preenchidas com pedras e barro, e pintadas com cal.

Segundo informações do site da Prefeitura de Ivoti, este estilo arquitetônico foi trazido a cidade por imigrantes alemães por volta do ano de 1826.

 

Ivoti - Casarão Antigo
Ivoti – Casarão Antigo

 

Estas casas são preservadas até hoje na cidade. Uma delas a maior e mais imponente foi desmontada de seu local original e montada novamente no “Buraco do Diabo”.

Neste núcleo além das casas Enxaimel há também a Casa do Artesão onde são vendidos vários tipos de artesanatos locais, e a Casa Amarela que foi restaurada e hoje funciona como um centro cultural.

Todo segundo domingo do mês, no Núcleo de Casas Enxaimel, há uma feira onde são vendidos em quiosques lanches, bebidas, doces, produtos coloniais, flores e artesanatos. A cidade é conhecida também como a Cidade das Flores, e durante o ano acontecem festas e exposições.

 

Ivoti - Núcleo de Casas Enxaimel
Ivoti – Núcleo de Casas Enxaimel

 

Como visitar o Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti

É possível visitar as casas a qualquer momento. No local há também o Museu Cláudio Óscar Becker, ele funciona em uma das casas. Nele está retratada a vida cotidiana do imigrante alemão, onde foram mantidos todos o móveis, fotos e utensílios utilizados naquela época.

Este museu está aberto de segunda a sexta das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00, aos sábados, domingos e feriados das 9h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

Outro ponto interessante para conhecer por ali, é a Ponte do Imperador, que você terá que atravessar para chegar ao Núcleo. Uma construção de 1864.

 

Ivoti - Cenário Museu Cláudio Oscar Becker
Ivoti – Cenário Museu Cláudio Oscar Becker

 

Ivoti - Núcleo de Casas Enxaimel
Ivoti – Núcleo de Casas Enxaimel

 

Eu estive lá em uma segunda-feira e pude apreciar o museu e sua história. Mas só o passeio por entre as casas, e poder tirar fotos já me deixaria satisfeita. O lugar é uma graça.

Para chegar ao Núcleo de Casas Enxaimel de Ivoti, coloque em seu GPS o endereço, Rua da Cascata, 158, bairro Feitoria Nova.

Não é somente isto que há para conhecer na cidade de Ivoti. Eu estava com tempo curto, pois tinha que voltar a Porto Alegre para pegar o voo a noite, então passei pela cidade apenas para conhecer o bairro das casas em Enxaimel.

 

Ivoti - Casa em Ruína
Ivoti – Casa em Ruína

 

Precisa  de hotel para sua viagem? Faça sua cotação por aqui. Além de conseguir a melhor hospedagem pelo menor preço, você ajuda o blog De Cá Pra Lá a continuar dando dicas para suas viagens.

Posso dizer que vele a pena uma passadinha por Ivoti. É muito interessante conhecer um pouco da história das cidades por onde turistamos.

Espero que tenha gostado desta dica sobre Ivoti, eu adoro conhecer lugares novos, que mesmo sendo simples sempre têm algo a nos apresentar. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Tem alguma dúvida sobre este passeio? Já esteve em Ivoti? Precisa de ajuda com seu roteiro? Deixe seu comentário aqui, terei prazer em responder. Até o próximo post.

20 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 19 LinkedIn 1 Google+ 0 Filament.io 20 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

Deixe uma resposta