Santuário Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha na Serra Gaúcha

postado em: Brasil | 0
1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 1 Google+ 0 Filament.io 1 Flares ×

Em minha visita a Bento Gonçalves, fui conhecer o Caminhos de Pedra, que conto pra você como foi neste texto.  No final deste passeio, vi algumas placas indicando o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio e fiquei curiosa. Então decidi averiguar.

Este Santuário não está localizado em Bento Gonçalves, mas sim em Farroupilha, uma cidade vizinha.

 

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio - Farroupilha
Santuário Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha

 

Farroupilha RS

Segundo pesquisas que fiz no site da prefeitura de Farroupilha a cidade foi fundada em 1875, por imigrantes Italianos com o nome de Nova Milano. Uma cidade da Serra Gaúcha com pouco mais de 69.000 habitantes.

Na cidade de Farroupilha, apesar de ser uma cidade pequena, há algumas atrações turísticas. Muitas delas voltadas para religiosidade, focada no catolicismo.

Por lá é possível conhecer um pouco da história da cidade por Praças e museus.  Pode-se aproveitar a Natureza em seus parques, Parque Santa Rita, Parque dos Pinheiros e Salto Ventoso onde há uma cascata com passarela que leva o turista por traz da queda d’água. No site oficial da prefeitura de Farroupilha, você encontrará mais detalhes sobre estes pontos turísticos.

Por lá também há o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, que descobri por acaso. Infelizmente não tive tempo de ir até Farroupilha para conhecer a cidade com mais detalhes. Ficará para a próxima visita ao Rio Grande do Sul.

 

Interior do Santuário Atual de Nossa Senhora de Caravaggio
Interior do Santuário Atual de Nossa Senhora de Caravaggio

 

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha

O Santuário fica a 8 km da Casa da Erva Mate no Caminhos de Pedra, e a 31 km do centro de Bento Gonçalves. É só seguir em frente pela estrada do Caminhos de Pedra, haverá placas indicando o caminho.

Este Santuário foi criado pelos imigrantes italianos quando chegaram à região. Na época as missas eram realizadas na residência de alguns moradores. Alguns imigrantes que não concordavam com esta prática decidiram construir inicialmente um oratório. Depois foram recebendo doações de outras pessoas, e o oratório foi aumentado para realização das missas.

O Santuário Nossa Senhora de Caravaggio, fica numa região bem alta da cidade de Farroupilha. No local estão o antigo Santuário, o Campanário e o atual Santuário.

O primeiro Santuário e o Campanário foram construídos em 1890.

O campanário foi erguido conforme as tradições de construções da época em madeira e pedras. Nele encontra-se um relógio fabricado por Augusto Ramboldi em 1900 e três sinos importados da Itália.

Já o primeiro Santuário foi construído em tijolos fugindo a tradição das construções da época. Para esta construção os imigrantes improvisaram uma olaria, para a fabricação dos tijolos.

O Santuário antigo preserva as portas e maçanetas da época de sua construção. Assim como as pinturas das paredes, os bancos, oratórios e salas de confissões.

A construção do atual Santuário Nossa Senhora de Caravaggio foi iniciada em 1945 e levou 18 anos para ser concluída. Sua arquitetura foi inspirada no estilo romano e tem capacidade para 2000 pessoas.

 

Antigo Santuário Nossa Senhora de Caravaggio e Campanário
Antigo Santuário Nossa Senhora de Caravaggio e Campanário

 

História do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

Quando entrei no santuário percebi, além da beleza do seu interior, um tampo de vidro no chão, do lado esquerdo. Dentro dele havia um poço com água e um arranjo de rosas brancas. Uma senhora que estava lá para dar informações sobre os eventos do local, me contou a história daquele poço.

“Segundo conta a história, Nossa Senhora apareceu a uma camponesa em Caravaggio, na Itália em 1432. Ao lado de onde a Santa apareceu, brotou água em abundância, que segundo a crença da época, curava e trazia boas energias. Quando iniciaram a construção do novo Santuário, havia certa dificuldade para conseguir água por ser um local alto e rochoso. Ao começarem as escavações para os alicerces da igreja, naquele local onde estava o poço, brotou água em abundância. E foi tido como um milagre da Santa padroeira do local”. Parte desta história pode ser encontrada em detalhes no site do Santuário.

 

Interior do Santuário Antigo de Nossa Senhora de Caravaggio
Interior do Santuário Antigo de Nossa Senhora de Caravaggio

 

Visitações ao Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

 O Santuário está aberto todos os dias das 7h00 às 18h00. No local funciona também uma loja de suvenires, aberta de terça a domingo, das 8h00 às 12h00 e das 13h às 17h00. Também há um padre que atende aos fiéis todos os dias das 7h00 às 18h00.

O que ver além dos Santuários

O Santuário fica em uma região alta, e há uma praça bem cuidada no local, com vários bancos e árvores por toda a parte.

Fiz uma caminhada pelo jardim, e atrás do Santuário antigo há uma vista linda. Mas tome cuidado, principalmente se estiver com crianças, pois não há proteção de grades ou muros.

Ficar por ali sentada olhando a vista é muito relaxante. Como fui até lá no inverno, ventava muito, então estava bem frio. Este passeio foi simples, mas valeu a pena, o lugar onde está instalado o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio é muito bonito.

 

jardins do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio
jardins do Santuário Nossa Senhora de Caravaggio

 

Os templos e a história envolvida em sua construção são muito interessantes. Gosto muito de conhecer lugares com história para contar. Por lá também há lanchonetes e restaurantes.

Espero que estas informações sobre o Santuário Nossa Senhora de Caravaggio inspire você, quando for montar seu roteiro de viagem a Serra Gaúcha. Bem, esta foi a última parte do que eu queria compartilhar com vocês sobre minha viagem por Bento Gonçalves na Serra Gaúcha, mas não acabou por aqui. Nos próximos postes contarei mais sobre os outros lugares que conheci por lá. Gostou desta dica? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Deixe seu comentário aqui. Até o próximo post.

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 1 Google+ 0 Filament.io 1 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

Deixe uma resposta