Parque Estadual da Serra do Mar, um lindo parque de Mata Atlântica em São Paulo

postado em: Brasil | 0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×

O Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha foi criado em 1977, e possui uma área de 13,3 mil hectares de Mata Atlântica. Oferece uma grande variedade de biodiversidade, mesmo na área de visitantes é possível observar várias espécies de pássaros.

Muito bem cuidado o parque conta com estrutura de área de lazer para crianças, banheiros e bebedouros. Mas não há lanchonetes, nem restaurantes no parque.

Há um lago ao lado do Centro de Visitantes, onde sempre é possível observar aves bem diferentes, como falcões e outras espécies que vi, mas não sei os nomes, mas eram lindos.

 

Parque Estadual da Serra do Mar, um lindo parque de Mata Atlântica em São Paulo
Parque Estadual da Serra do Mar, um lindo parque de Mata Atlântica em São Paulo

 

Para quem não é adepto de muitas caminhadas, em frente ao Centro de Visitantes há uma linda cachoeira, é possível ficar por ali, apenas observando sua queda e relaxando.

Quando estiver organizando sua visita a cidade, você poderá fazer a cotação de hotéis em Cunha por este link. Você terá a melhor hospedagem com o melhor custo benefícios, e ainda ajuda o Blog De Cá Pra Lá a continuar dando dicas para suas viagens.

 

Entrada do Parque Estadual da Serra do Mar
Entrada do Parque Estadual da Serra do Mar

 

Como chegar ao Parque Estadual da Serra do Mar

Como todas as outras opções sobre o que fazer em Cunha para chegar ao Parque Estadual da Serra do Mar, você também deverá tomar como ponto de partida o centro da cidade. Pegando a estrada Cunha-Paraty, o parque está a 28 km da cidade, destes, 20 km são por estrada de terra, mas é muito bem conservada.

Depois de 8 km a partir da cidade, você encontrará a sua direita a entrada da estrada de terra que leva ao parque. Neste ponto há uma placa indicando o caminho do Parque Estadual da Serra do mar.

A estrada é bem conservada, mas para quem vai com carro de passeio é preciso andar devagar, pois há ondulações pelo caminho.  Durante todo o caminho, em bifurcações da estrada, haverá um placa indicando para onde seguir.

 

Entrada do Parque Estadual da Serra do Mar
Entrada do Parque Estadual da Serra do Mar

 

Mas fique atento, a placa é bem pequena e algumas vezes está um pouco a frente na bifurcação, então sempre que encontrar duas direções na estrada, procure a placa verde indicando o Parque da Serra do Mar.

Ao chegar ao parque você avistará uma placa enorme do parque. Na entrada haverá um segurança que anotará o nome do motorista, placas do carro e número do RG. A entrada no parque é gratuita,  e o estacionamento também.

Neste texto falo de outros dois parques lindos, localizados em uma cidadezinha do Rio Grande do Sul, o Canyon Itaimbezinho em Cambará do Sul e o Canyon Fortaleza, na mesma cidade, você vai adorar este lugar.

 

Parque Estadual da Serra do Mar - Centro de Visitantes
Parque Estadual da Serra do Mar – Centro de Visitantes

 

O que fazer no Parque Estadual da Serra do Mar

Dentro do parque há várias opções de atividades, para todos os gostos. Tem uma cachoeira em frente ao Centro de Visitantes que é possível ser apreciada sem esforço algum.

Além da cachoeira, neste mesmo ponto há um parque infantil, onde as crianças podem se divertir. Também é permitido levar o pet para aproveitar a natureza.

 

Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Estadual da Serra do Mar

 

Próximo ao parque infantil há um gazebo com bancos de pedra, onde é possível sentar-se e observar a cachoeira. Neste mesmo local, há mesas para pique nique, onde você pode tomar um lanche relaxando ouvindo o som da queda d’água.

Ao lado do Centro de visitantes há um lago grande, onde o tempo todo há pássaros pousando no gramado e nas pedras a sua volta. Mas não é somente isso que se pode fazer no parque da Serra do Mar. Por lá é possível fazer também trilhas em meio a Mata Atlântica.

 

Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Estadual da Serra do Mar

 

Trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar

Trilha do Rio Paraibuna: esta é a mais fácil e curta, e é possível fazer sozinho, pois é auto-guiada. Ela contorna a cachoeira do buracão, aquela que citei acima. Esta trilha possui apenas 1,7 km (ida e volta). Ela é praticamente toda plana, com apenas um trecho de mais ou menos 300 metros de subida. Por ela você terá uma visão ainda mais espetacular da cachoeira em vários pontos. Leva em média 1 hora para completá-la.

Trilha das Arapongas: uma trilha de dificuldade baixa, para os amantes do ciclismo. Seu percurso possui 12,4 km e o passeio dura em torno de 3 horas com paradas. No caminho há duas cachoeiras além de poder apreciar a natureza e o Rio Paraibuna. Para este passeio é obrigatório o uso de capacete e luvas.

 

Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Estadual da Serra do Mar

 

Trilha das Cachoeiras: esta trilha tem nível médio de dificuldade, apesar de não possuir grandes subidas, mas devido a sua grande extensão. São 14,4 km de caminhada (ida e volta). O passeio é gratuito e dura em torno de 5h30.

Trilha do Rio Bonito: esta trilha é a mais difícil, com um percurso de 7,6 km (ida e volta) possui várias partes íngremes pelo caminho. Assim, é necessário um melhor preparo físico para fazer esta trilha. O passeio dura cerca de 4h30.

Para fazer as trilhas do Rio Bonito, Arapongas e das Cachoeiras, é necessário  agendamento antecipado com um guia do parque.  Estes passeios são gratuitos e você poderá agendá-los pelo site oficial do Parque Estadual da Serra do Mar. Também é possível fazer o agendamento por telefone (12) 3111-2353 ou por e-mail pesm.cunha@fflorestal.sp.gov.br

 

Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Estadual da Serra do Mar

 

Cuidados necessários para as trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar
  • Passe protetor solar e use bonés;
  • Leve um bom repelente de insetos;
  • Leve lanches leves e saudáveis e água, principalmente para as trilhas com maior duração;
  • Use calçados presos aos pés, de preferência botas de trecking ou tênis com solado de borracha;
  • Caso agende um passeio guiado, procure sair bem cedo para o parque, pois como a estrada é de terra, exige que dirija devagar. Desta forma o trajeto de 20 km leva em torno de 1 a 1h30;

 

Parque Estadual da Serra do Mar
Parque Estadual da Serra do Mar

 

  • Leve uma sacola para colocar seu lixo, deixe a natureza limpa. Caso encontre algum lixinho pelo caminho, traga-o também junto com os seus, a natureza agradece a ajuda;
  • Não alimente os animais que encontrar pelo caminho, nossos alimentos podem intoxicá-los;
  • Ao visitar cachoeiras, em qualquer lugar, tenha cuidado redobrado, algumas pedras são escorregadias, mesmo estando secas;
  • Não  pule nas águas das cachoeiras sem orientação de seu guia, não corra riscos desnecessários.

Com estas dicas sobre o Parque Estadual da Serra do Mar, creio que você aproveitará muito seu passeio. Gostou destas dicas? Então siga o blog no Facebook, Instagram e Pinterest para saber mais novidades. Ficou com alguma dúvida? Já esteve no parque? Deixe seu comentário aqui embaixo, terei prazer em responder. Até o próximo post.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
Seguir Alessandra Lima:

SEO e Redatora

Sou Alessandra, uma pessoa apaixonada por viagens. Sou formada em Comércio Exterior e escrevo o blog De Cá Pra Lá desde 2014. Adoro ler e tirar fotos, principalmente das paisagens dos novos lugares que conheço. Seja bem vindo ao blog De Cá Pra Lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *